domingo, 8 de novembro de 2009

ATO EM DEFESA DA AUTONOMIA E LIBERDADE DAS MULHERES - Por justiça no caso GEYSY ARRUDA


Manifestação contra a violência às mulheres na UNIBAN

Os movimentos feminista, sindical e estudantil convocam todas as pessoas para uma manifestação contra a violência sexista na UNIBAN nesta segunda-feira, dia 09 de novembro, às 18h, na Av. Dr. Rudge Ramos, nº 1501, no Bairro Rudge Ramos (altura do KM 12 da Via Anchieta, sentido Santos / São Paulo)

O ato foi convocado para denunciar a violência contra a estudante Geisy Arruda, que foi ameaçada e agredida verbalmente dentro da Universidade, no último dia 22. Não bastasse esse episódio, a UNIBAN divulgou no domingo sua decisão de expulsar a estudante de seu quadro acadêmico.

A violência contra as mulheres é uma realidade na vida de milhões de mulheres no Brasil e no mundo. Entre as justificativas para a violência estão argumentos relacionados ao que deveria ser o jeito certo de se comportar como mulheres, como se estas não fossem emancipadas e não fossem capazes do ponto de vista moral e ético, para tomar decisões sobre si mesmas.

A repercussão deste caso e a decisão da UNIBAN seguem essa mesma lógica. A estudante, que foi vítima da violência, foi transformada em ré. A UNIBAN, desta forma, contribuiu para banalizar, estimular e justificar a violência sexista- praticada contra pessoas pelo fato de serem do sexo feminino.

A Frente Regional de Combate a Violência contra a Mulher aqui do ABC e também a Fé-minina, Entre Nós, Marcha Mundial das Mulheres, CUT, UNE, UMB, mulheres do PT, PSOl e PCdoB, Promotoras Legais Populares, estão entre as entidades e movimentos convocantes. Estarão presentes também diversos movimentos autônomos e parlamentares da região.

Durante o ato uma comissão entregará à UNIBAN um documento exigindo:

• Suspensão do ato de expulsão
• Retratação perante a aluna
• Punição de quem de fato cometeu a violência
• Realização de evento educativo como forma de prevenção de episódios deste tipo.

Nada justifica a violência contra as mulheres!

Contamos com todas e todos!

Movimento em Defesa da Autonomia e Liberdade das Mulheres


14 comentários:

  1. Tania Cristina dos Santos
    Estudante Serviço Social
    -
    São Paulo SP

    ResponderExcluir
  2. penso que além de readmitida, a reparação seria ela não pagar mais mensalidade até terminar o curso!!!

    ResponderExcluir
  3. O que ocorreu com a Geysy é sinal dos tempos. Manifestar-se contra essa brutalidade é o mínimo para demonstrarmos que esse, de fato, não é o mundo que a gente quer.

    Cecília Figueiredo, jornalista

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente, essa moça tem sim que ser apoiada e muito bem indenizada para ter a possibilidade de ingressar em uma universidade de verdade e essa pseudo universidade tem que ser fechada!

    Rosane Juliano, Psicóloga

    ResponderExcluir
  5. Assino o manifesto:
    Fabiana Veloso, Jornalista
    Coordenadora de Comunicação da ABRAÇO-PB

    ResponderExcluir
  6. ...Não se pode justificar o injustificável.
    Fiquei decepcionada com as mulheres que participaram do "xingamento"ao invés de serem solidárias e protegê-la.
    Débora Feres
    Advogada

    ResponderExcluir
  7. Vocês perderam o respeito próprio, em vez de ensinar a esta alunzainha de araque como se portar entre os colegas, procurando respeitar e principalmente se dar ao respeito, acabam dando apoio e servindo de mal exemplo aos outros.
    Nota zero pra vocês.

    ResponderExcluir
  8. Provavelmente muitas da mulheres que participarão dessa manifestação,estavam chingado a aluna.
    Duvido que isso seja mentira.

    ResponderExcluir
  9. Nosso Protesto e indignação publica refletem o momento em que estamos vivendo: de luta por emancipação das mulheres, contra todo tipo de violencia e opressão e por garantir a plena cidadania das mulheres. A denuncia e a vigilancia são formas incontestáveis de exercer a democracia. Fatos como este deveriam pontuar negativamente esta Universidade pois o ambiente academico é formador de mentes e saberes que repeitem a condição humana.

    ResponderExcluir
  10. É interessante afirmar que, o grande erro da UNIBAN não está nas suas normas internas. Se elas existem e uma pessoa as aceita, então ela deve cumpri-las. O problema está na forma que a universidade protegeu os estudantes e se portou, através até mesmo de alguns funcionários, de modo a incitar ou mesmo humilhar publicamente uma pessoa, fosse ela do sexo feminino ou masculino. Desta feita, a expulsão só corrobora que a referida instituição apenas tenta resguardar sua fonte de renda, punindo a vítima de agressão, ao invés de punir grande parte dos alunos agressores, porém pagantes.

    ResponderExcluir
  11. Olás!
    Estamos seguindo vocês aqui!

    Saudações feministas,

    Coletivo Maria Maria - Mulheres em Movimento

    ResponderExcluir
  12. Eu digo que há uma horda de hipócritas nesta UNIBAM. E essas pessoas estão estudando pra que mesmo? e a Universidade existe pra que mesmo???
    Se existe o cúmulo do absurdo,o fim da picada, o fim do mundo: ele acaba de se materializar :(

    ResponderExcluir
  13. Estudantes da UNI(TALI)BAN, acautelem-se!

    ResponderExcluir